publicidade
Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Aniversário de Feira de Santana sem feriado

14 set 2018

| 11:42h | Notícias
Aniversário  de Feira de Santana sem feriado

Na próxima terça-feira, dia 18 de setembro, Feira de Santana completa 185 anos da sua emancipação política, e assim como nos anos anteriores a data não será feriado municipal, algo que sempre gera questionamentos e insatisfação por boa parte da comunidade.

De acordo com o secretário de Administração do município, João Marinho Gomes Júnior, no dia do aniversário da cidade haverá apenas ponto facultativo nas repartições públicas municipais que não estão sob regime de plantão e não são serviços essenciais.

Por lei são permitidos apenas quatro feriados municipais e Feira de Santana os tem. São eles: Sexta-feira da Paixão, Corpus Christi, São João e Senhora Sant'Ana (Padroeira da Cidade). Os feriados de Corpus Christi e a Sexta-feira da Paixão, ao contrário do que muitos pensam, não são nacionais. São decretados por cada município. De acordo com o Art. 2º, da Lei Nº 9.093, de 12 de Setembro de 1995, eles são feriados religiosos, declarados em lei municipal, de acordo com a tradição local e em número não superior a quatro.

“A exemplo do que vem ocorrendo nos últimos anos, o dia 18 de setembro, data em que se comemora a emancipação política de Feira de Santana é apenas um ponto facultativo. É uma situação difícil porque continua prevalecendo um limite para que cada município possa decretar feriado, que são quatro e já estão enraizados no nosso cotidiano e acredito que seria muito difícil a administração municipal efetuar a retirada de um dos desses feriados, que são religiosos, para incluir a emancipação política como feriado”, afirmou o secretário ao Acorda Cidade.

Ele informou ainda que a programação do aniversário da cidade será uma missa celebrada às 7h, na Catedral de Santana. No final da tarde haverá a sessão solene na Câmara de Vereadores e, à noite, no espaço de eventos Spazio, haverá a entrega das comendas às pessoas que prestaram serviços relevantes à sociedade feirense e cujos nomes já foram publicados do Diário Oficial.

Acorda Cidade.
 

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Quem bahia. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcast

Presidente do Consórcio do Nordeste Rui Costa se reúne com embaixadores da Itália e da Espanha

Minha Figura
00:00
Download

Fotos

Twitter

© 2009 - 2019. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.