publicidade
Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Ângelo Calmon de Sá tem habeas corpus negado e mandado de prisão estaria em aberto

09 jul 2019

| 21:08h | Notícias
Ângelo Calmon de Sá tem habeas corpus negado e mandado de prisão estaria em aberto

O ex-presidente do Banco Econômico, Ângelo Calmon de Sá, teve um pedido de habeas corpus negado pelo ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), e aguarda a manifestação do presidente da Corte sobre mais um recurso que tentaria impedir a prisão do banqueiro. A informação circula nos bastidores de Brasília e, segundo informações chegadas ao Bahia Notícias, um mandado de prisão já teria sido expedido contra Calmon de Sá.

 

A motivação da prisão seria por um dos processos por crime contra o sistema financeiro nacional, cujas decisões foram confirmadas em instâncias colegiadas da Justiça Federal. Calmon de Sá é acusado de fraudes no Banco Econômico, lesando acionistas e investidores. Em 1995, o Banco Central interveio na mais antiga instituição bancária do Brasil, fundada em 1843 na Bahia. Além de banqueiro, ele também foi ministro da Indústria e Comércio no regime militar.

 

Pelo menos duas condenações em instâncias intermediárias e finais já foram registradas contra o banqueiro. A primeira, em 2013, foi confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça por gestão fraudulenta, no caso conhecido como “Pasta Rosa”. Um ano depois, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região condenou por unanimidade Calmon de Sá a sete anos de prisão. No entanto, o banqueiro não chegou a cumprir nenhuma das penas já impostas pela Justiça.

 

O Bahia Notícias tentou contato com a defesa de Calmon de Sá, porém não conseguiu retorno até a publicação dessa matéria.


Bahia Notícias / Fernando Duarte

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Quem bahia. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Rui Costa comemora geração de empregos na inauguração da nova loja da Cesta do Povo no Ogunjá

Minha Figura
00:00
Download

Cacilda Miranda falo sobre valorização do idoso na semana festiva em Feira de Santana

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2019. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.