Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Sinjorba e Fenaj elegem novas diretorias e convocam jornalistas à unidade e luta

29 jul 2022

| 17:45h | Notícias
Sinjorba e Fenaj elegem novas diretorias e convocam jornalistas à unidade e luta

Encerraram-se nessa quinta (27/07) as eleições para a escolha das novas diretorias do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Foram mais de 2 mil votos no pleito nacional e 183 votos na Bahia, que indicaram aqueles que deverão cumprir a missão de unir os profissionais do jornalismo brasileiro em torno das organizações sindicais para travar as lutas por dignidade profissional e respeito aos direitos.

Os jornalistas enfrentam um momento de grande precarização das relações de trabalho, com um enorme rebaixamento salarial e desrespeito a normas legais, como a jornada especial de trabalho e a exigência de registro para exercício da profissão, sem falar da violência crescente contra o trabalho da imprensa. Há pautas urgentes da categoria que precisam ser debatidas no Congresso Nacional, como o Piso Salarial, a nova Regulamentação Profissional e a proposta de criação de um fundo de fomento ao jornalismo com a taxação das bigh tecs, que utilizam o trabalho alheio sem remunerar seus autores.

São desafios que as novas diretorias do Sinjorba e da Fenaj precisam enfrentar. “Nunca estivemos com tantas dificuldades, mas vamos convocar a categoria para tirarmos, juntos, desse turbilhão, a força, determinação e unidade necessárias para mudar este quadro”, diz o presidente reeleito do Sindicato, Moacy Neves. Ele garante aos jornalistas baianos que, nos próximos três anos, sem pandemia de covid-19 e isolamento social, a ação sindical no Estado será completamente diferente do último período.

A mesma opinião é compartilhada pela nova presidenta da Fenaj, a cearense Samira de Castro. Para ela, exigir dignidade profissional será uma das prioridades da Federação nos próximos três anos. “Temos imensos desafios nessa gestão que terá início em agosto deste ano e, o maior deles é, sem dúvida, resgatar o respeito ao trabalho das e dos jornalistas profissionais no país, o que só é possível com valorização, condições dignas de trabalho e segurança”, diz ela.

A diretoria do Sinjorba agradece a todos os colegas que votaram e pede desculpas àqueles que por algum problema técnico no sistema de votação não tenham conseguido exercer seu direito. Apesar de ser a primeira eleição online, a avaliação foi positiva e ficou o desafio de melhorar o formato para o próximo pleito.

 /sinjorba.org.br



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.