Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Empossada Comissão de Ética Médica do Hospital Clériston Andrade

19 ago 2022

| 16:51h | Notícias
Empossada Comissão de Ética Médica do Hospital Clériston Andrade

 
A Comissão de Ética Médica do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) foi empossada na noite desta quarta-feira, 17 de agosto de 2022, às 20h, no auditório da unidade. A ação foi feita durante evento organizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) intitulado Cremeb Presente, cujo objetivo é estreitar a relação junto aos médicos e levar serviços como certificado digital, segunda via de documento, registro de especialidade, registro de empresa, etc. Foram empossados os seguintes médicos: Hélvia Fagundes de Araújo Silva, Lúcio Couto Oliveira Júnior, Renata Nunes de Oliveira e os suplentes: Alexandre Vieira Alves, Bruno Passos Sampaio e Tamires Batista Pereira.
 
O diretor médico do HGCA, Dr. Karlos Figueiredo, explicou que a escolha dos membros da comissão foi feita mediante processo eleitoral através de voto direto e secreto, dela participando os médicos que compõem o corpo clínico do HGCA, conforme previsto no regimento interno. “Quero ressaltar que a presença do Cremeb dando posse a comissão de ética é algo inédito e que reforça a legitimidade do HGCA que vem não apenas crescendo em estrutura física, mas também na complexidade de serviços. Daí  o valor de ter uma comissão de ética fortalecida e envolvida nas diversas questões que envolvem a classe medica na instituição”, ressaltou Dr. Karlos acrescentando que neste processo eleitoral contou com chapa única e a eleição foi feita de forma democrática. “A ética deve estar presente em todos os atos médicos e isso vai impactar de forma positiva desde a relação interpessoal com seus colegas, bem como no atendimento e assistência médica aos pacientes”, afirmou.
 
Karlos explicou ainda que é papel da Comissão de Ética Médica fiscalizar o exercício da atividade médica na instituição a qual se encontra vinculada, atentando para que as condições de trabalho do médico, bem como sua liberdade, iniciativa e qualidade do atendimento oferecido aos pacientes estejam de acordo com os preceitos éticos e legais que norteiam a profissão; instaurar procedimentos preliminares internos mediante denúncia formal ou de ofício; colaborar com o Conselho Regional de Medicina na tarefa de educar, discutir, divulgar e orientar os profissionais sobre temas relativos à ética médica; atuar preventivamente, conscientizando o corpo clínico da instituição onde funciona quanto às normas legais que disciplinam o seu comportamento ético; orientar o paciente da instituição de saúde sobre questões referentes à Ética Médica; atuar de forma efetiva no combate ao exercício ilegal da medicina; e promover debates sobre temas da ética médica, inserindo-os na atividade regular do corpo clínico da instituição de saúde.
 
Fonte: ASCOM/HGCA



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade


Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/quembahia/www/_coluna_direita.php on line 234

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.