Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Alerta: Seis casos de nova variante da dengue são confirmados em Feira

09 set 2022

| 06:24h | Notícias
Alerta: Seis casos de nova variante da dengue são confirmados em Feira

Feira de Santana confirmou seis casos de uma nova variante do vírus da dengue tipo 2, chamada Cosmopolita. A doença é um genótipo do vírus e é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os pacientes infectados estão bem e não apresentaram sintomas graves. 
 

A identificação da cepa no município ocorreu a partir de pesquisas de sequenciamento genético realizadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na Bahia, além de Feira, Camaçari registrou dois casos do vírus. 
 

Na manhã desta quinta-feira, 8, o prefeito Colbert Martins Filho se reuniu, na sede da SMS, com representantes da vigilância epidemiológica da rede municipal e estadual para implementar estratégias de prevenção.

 
“É uma cepa que ainda não descobrimos como veio aparecer aqui em Feira e pode apresentar um aumento na incidência de casos. Peço aos moradores que evitem o acúmulo de água em recipientes, mantenham o quintal limpo e que não deixem tanques de água descobertos. Simples atitudes que vão evitar a reprodução do mosquito”, orienta o prefeito.

 
Os sintomas são semelhantes ao da dengue, de modo geral. Causa febre, náuseas, desidratação, dor abdominal, irritação da pele, dor de cabeça e dor ao redor dos olhos. Ao sentir os sintomas, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

 
Para controle e prevenção dos casos de dengue, os agentes de endemias vão intensificar as vistorias em domicílios, terrenos baldios, imóveis abandonados, depósitos, aplicando larvicidas e inseticidas e orientando quanto a prevenção.

 
COSMOPOLITA

 
No Brasil, foram registrados casos em Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul. Segundo a Fiocruz, o genótipo Cosmopolita tem a capacidade de se espalhar facilmente e é o mais disseminado no mundo, mas nunca tinha sido encontrado no território brasileiro. O primeiro caso foi registrado no país em fevereiro, em Aparecida de Goiânia, em Goiás.


(Com informações da Secom)



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.