Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Alerta: Seis casos de nova variante da dengue são confirmados em Feira

09 set 2022

| 06:24h | Notícias
Alerta: Seis casos de nova variante da dengue são confirmados em Feira

Feira de Santana confirmou seis casos de uma nova variante do vírus da dengue tipo 2, chamada Cosmopolita. A doença é um genótipo do vírus e é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Os pacientes infectados estão bem e não apresentaram sintomas graves. 
 

A identificação da cepa no município ocorreu a partir de pesquisas de sequenciamento genético realizadas pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Na Bahia, além de Feira, Camaçari registrou dois casos do vírus. 
 

Na manhã desta quinta-feira, 8, o prefeito Colbert Martins Filho se reuniu, na sede da SMS, com representantes da vigilância epidemiológica da rede municipal e estadual para implementar estratégias de prevenção.

 
“É uma cepa que ainda não descobrimos como veio aparecer aqui em Feira e pode apresentar um aumento na incidência de casos. Peço aos moradores que evitem o acúmulo de água em recipientes, mantenham o quintal limpo e que não deixem tanques de água descobertos. Simples atitudes que vão evitar a reprodução do mosquito”, orienta o prefeito.

 
Os sintomas são semelhantes ao da dengue, de modo geral. Causa febre, náuseas, desidratação, dor abdominal, irritação da pele, dor de cabeça e dor ao redor dos olhos. Ao sentir os sintomas, a orientação é procurar a unidade de saúde mais próxima.

 
Para controle e prevenção dos casos de dengue, os agentes de endemias vão intensificar as vistorias em domicílios, terrenos baldios, imóveis abandonados, depósitos, aplicando larvicidas e inseticidas e orientando quanto a prevenção.

 
COSMOPOLITA

 
No Brasil, foram registrados casos em Goiás, Mato Grosso, São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul. Segundo a Fiocruz, o genótipo Cosmopolita tem a capacidade de se espalhar facilmente e é o mais disseminado no mundo, mas nunca tinha sido encontrado no território brasileiro. O primeiro caso foi registrado no país em fevereiro, em Aparecida de Goiânia, em Goiás.


(Com informações da Secom)



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade


Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/quembahia/www/_coluna_direita.php on line 234

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.