Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Estudante relata ter sofrido agressão por nove seguranças da UEFS

20 nov 2022

| 07:38h | Notícias
Estudante relata ter sofrido agressão por nove seguranças da UEFS

Foto: Reprodução/TV Subaé

Um aluno do segundo semestre de biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a cerca de 100 km de Salvador, afirma que foi agredido com pontapés e socos por nove seguranças da instituição. A situação aconteceu após o aluno pular o muro do campus, para usar a internet da instituição. O caso é investigado.

Segundo a Polícia Civil, o estudante relatou que, na manhã de sábado (12), saiu de uma festa no Conjunto Feira VI, ao lado da Uefs, e tentou entrar no campus para usar a internet e pedir um transporte por aplicativo.

O universitário contou que chegou no portão lateral da Uefs e contou a situação para os seguranças. Na ocasião, informou o nome completo, disse que cursava biologia e deu o número da matrícula, mas foi impedido de entrar no local.

Segundo o jovem, que não teve nome divulgado, os seguranças responderam que apenas estudantes residentes poderiam entrar na instituição naquele horário. Foi após a negativa que ele tentou pular o muro do campus, para não ficar na rua, e foi imobilizado.

O estudante disse ter sido agredido com pontapés e socos por oito homens, enquanto um o mantinha imóvel. Ele detalhou que foi chamado por termos pejorativos e de cunho homofóbico.

O estudante registrou boletim de ocorrência em uma delegacia e realizou exames de corpo de delito. Existe a previsão de que ele seja ouvido pela Ouvidoria da Uefs nesta quarta-feira (16).

Em nota, a Uefs informou que repudia o ato de violência e que cabe a instituição iniciar os trâmites de apuração na esfera administrativa.

“Seja quais forem as condutas inadequadas ou crimes apontados após os devidos processos de investigação, não há o que se falar de impunidade, nem nada do gênero”, afirmou a Uefs em nota.

O reitor da universidade, Evandro Nascimento, também se pronunciou sobre o caso. Ele disse que o estudante foi acolhido através do núcleo de atenção psicopedagógica e orientado para tomar as medidas cabíveis, no aspecto jurídico e criminal.

“Temos interesse em apurar de forma rápida esse caso, por isso estamos constituindo uma comissão de sindicância para apurar o fato. Identificadas as responsabilidades, vamos proceder às medidas cabíveis dentro dos mecanismos legais que temos na instituição”, afirmou.

“Como a universidade, que é um espaço de promoção de direitos e desenvolvimento das pessoas, não cabem atitudes racistas, homofóbicas ou qualquer tipo de agressão”, complementou o reitor.

Na manhã desta quarta-feira (16), estudantes protestaram por segurança na frente do gabinete do reitor Evandro do Nascimento.

G1 Bahia



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.