Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Surgimento de espécie de peixe natural do Vietnã no rio Jacuípe preocupa SEMMAM

07 mar 2023

| 07:13h | Notícias
Surgimento de espécie de peixe natural do Vietnã no rio Jacuípe preocupa SEMMAM

O predador pode crescer até aos 130 centímetros

Uma espécie de peixe denominada pangasius, natural do rio Mekong, do Vietnã, foi encontrada neste final de semana no rio Jacuípe, em Feira de Santana. O surgimento da espécie preocupa técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e demais órgãos ambientais. O pangasius é um predador, que pode crescer até aos 130 centímetros e e alcançar 44 quilos. A sua vida útil estende-se ao longo de 20 anos.

O diretor do Departamento de Educação Ambiental da SEMMAM, João Dias, observa que a espécie representa um risco ao equilíbrio do meio ambiente"Então é uma preocupação nossa, pois poderemos ter problemas futuros, como já ocorre, de espécies nativas desaparecendo", explica.

Ele observa que é proibido introduzir no Brasil espécies exóticas, de outros países, justamente por esse aspecto. "Encontramos há dois anos atrás o jaguar, que é da América Central, e agora encontramos esse, que é um peixe da Asia", lembra.   

A suspeita é que a espécie tenha sido oriunda de aquário e introduzida indevidamente em algum manancial que deságua no rio. "É muito comum essas espécies exóticas serem importadas e vendidas para aquários. Mas acontece que alguns desses peixes, como o pangasius, crescem muito, e acabam sendo descartados pelos seus donos em lagos e rios", explica João Dias. 

Ele ressalta que a Secretaria de Meio Ambiente já vem realizando um trabalho de conscientização junto a pescadores para que não soltem no rio espécies desconhecidas. O alerta também está sendo estendido a pessoas que criam peixes em aquários. "Qualquer pessoa que necessite se desfazer de um peixe, deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou o INEMA [Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos]", esclarece.  





Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.