Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Bahia pode ganhar nova universidade: Joseildo discute criação da UFNB com ministro da Educação

07 mar 2023

| 21:40h | Notícias
Bahia pode ganhar nova universidade: Joseildo discute criação da UFNB com ministro da Educação

A criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB) foi tema da reunião que aconteceu nesta terça-feira (07), em Brasília, entre o Ministro da Educação, Camilo Santana, os deputados federais Joseildo Ramos (PT) e Ricardo Maia (MDB), além de membros da comissão mobilizadora que representa os interesses dos mais de 70 municípios que compõem os territórios do Litoral Norte e Agreste Baiano, Sisal, Semiárido Nordeste II e Bacia do Jacuípe. De acordo com dados oficiais do Governo, a região tem o maior vazio territorial do país em oferta de vagas do ensino superior federal.


Na avaliação de Joseildo, que enquanto prefeito de Alagoinhas ajudou na implantação da UFRB, a instalação da unidade tem o potencial de beneficiar mais de dois milhões de baianos. “A criação dessa nova faculdade vai representar um salto de qualidade na estrutura de toda a região. A produção de conhecimento propicia a melhora da vida do povo, principalmente do ponto de vista socioeconômico, e essa é uma dívida que o país tem com a população”, defendeu o parlamentar.


Ainda durante o encontro, Camilo Santana reforçou os compromissos do Governo Lula e do Ministério da Educação com a reconstrução do país, e frisou que o atual presidente foi responsável pelo maior processo de interiorização de universidades públicas no país em sua última administração. “A demanda da criação da universidade é justa e os baianos podem ficar certos de que vamos trabalhar nesse projeto, e a bancada irá ajudar”, afirmou o ministro.


MOBILIZAÇÃO

A campanha popular que pede a instalação do equipamento educacional já promoveu, desde 2012, cerca de 50 audiências públicas, com a presença de representantes da sociedade civil, comunidade acadêmica e poder público. Essa é uma das três formas possíveis para a criação de uma universidade federal, que inclui ainda o desmembramento de outras instituições de ensino e um projeto de lei de autoria do poder executivo.



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.