Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Prefeito comemora origem da Faculdade de Medicina da UFBA

19 fev 2022

| 15:48h | Notícias
Prefeito comemora origem da Faculdade de Medicina da UFBA

Nesta sexta-feira, 18, comemorou-se a fundação da Escola de Cirurgia da Bahia. A instituição, fundada em 1808 por Dom João VI, deu origem à Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde o prefeito Colbert Martins Filho e a primeira dama Adenilda Martins se formaram.

Na época, a escola funcionava no antigo Hospital Real Militar da cidade de Salvador, que ocupava o prédio do Colégio dos Jesuítas, construído em 1553, no Terreiro de Jesus.

Em 1º de abril de 1813 a escola se transformou em Academia Médico-Cirúgica. Em 03 de outubro de 1832 ganhou o nome de Faculdade de Medicina, que guarda até hoje.

O prefeito destaca os milhares de testes e estudos realizados, que deram início às pesquisas tropicalistas, médico-legais, psiquiátricas e antropológicas, determinando a expansão da cultura médica nacional e procedimentos avançados no tratamento de doenças típicas do país.

"Tenho muito orgulho de ter me graduado nesta importante instituição, que tanto contribuiu para o avanço da medicina no país", destacou.



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.