Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Esporte

FBF anuncia que organizará Série C do Baianão em 2023

19 mar 2022

| 13:27h | Esporte
FBF anuncia que organizará Série C do Baianão em 2023

A Federação Bahiana de Futebol organizará o Campeonato Baiano Série C em 2023. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (18) pelo presidente da entidade, Ricardo Lima, durante Conselho Técnico do Baianão Série B 2022.

O projeto foi possível graças à inscrição de 12 clubes na Segundona deste ano. Para equiparar a competição à Série A, a FBF determinou o rebaixamento de dois clubes da Série B, que estarão na Terceira Divisão do ano que vem. Confira;


FBF define fórmula de disputa da Série B do Baianão 2022; campeão ganhará carro zero km

FBF define fórmula de disputa da Série B do Baianão 2022; campeão ganhará carro zero km
Foto: Divulgação / FBF

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) definiu, nesta sexta-feira (18), a fórmula de disputa da Série B do Baianão 2022. Os 12 clubes que participarão da competição se reuniram na sede da entidade e, por 10 votos a 2, concordaram com a fórmula proposta pela entidade, a mesma utilizada na Série A do Baianão. A previsão de início do torneio é 22 de maio, com encerramento em 31 de julho. Botafogo, Canaã, Feirense, Flamengo, Fluminense, Galícia, Grapiúna, Itabuna, Jacobina, Jacobinense, Jequié e Juazeiro irão compor o mesmo grupo na primeira fase. Eles se enfrentarão em jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal os quatro primeiros colocados.

 

Na segunda fase, os quatro clubes serão divididos em dois grupos, de números 2 (1º x 4º) e 3 (2º x 3º). Eles se enfrentarão em jogos de ida e volta, dentro de cada clube. Os melhores colocados de cada grupo conquistam as duas vagas na Série A e avançam para adisputar o título em uma final também com jogos de ida e volta.

 

Apenas Jequié e Feirense votaram em uma fórmula com dois grupos regionalizados na primeira fase.

 

Na primeira fase, seis clubes farão seis jogos como mandante. Botafogo e Grapiúna, que conquistaram o direito por terem disputado a edição de 2021 da competição, e o Fluminense de Feira, rebaixado da Série A de 2021. Os outros três foram definidos por sorteio. São eles Galícia, Jacobinense e Flamengo.


Além do acesso de dois clubes, a Série B terá como novidade o rebaixamento de duas equipes, as últimas colocadas da fase de classificação. O rebaixamento foi instituído para que haja paridade de participantes entre as Séries A e B. 

 

O presidente da FBF, Ricardo Lima, anunciou que a partir de 2023 será realizada a Série C do Baianão.

 

No encontro, o dirigente também anunciou benefícios para os clubes que estarão em campo neste ano. A FBF concederá gratuidade na inscrição de até 30 atletas por equipe. Além disso, abrirá mão dos 5% de taxas às quais tem direito.

 

O campeão levará um carro zero km, que será um Fiat Touro ou Fiat Cronus, ofertado pela CBF. 


Informações  com Bahia Noticia Esporte



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.