Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Fila da regulação mantém 42 pacientes nas policlínicas e UPAs

28 set 2022

| 18:59h | Notícias
Fila da regulação mantém 42 pacientes nas policlínicas e UPAs


Paciente aguarda transferência há 25 dias em policlínica

Em Feira de Santana, 42 pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais esperando a transferência para uma unidade hospitalar até esta quarta-feira, 28.

Na policlínica de Humildes, uma paciente de 77 anos está há uma semana aguardando regulação para tratar consequências da diabetes. Já na Policlínica do Parque Ipê, um paciente de 57 anos, aguarda há 25 dias, transferência para tratar Ascite – doença conhecida como "barriga d'água", que se configura como o acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdome.

Somente na UPA Queimadinha, 20 pacientes estão aguardando na fila da regulação. Na UPA Mangabeira são 8. Outros 14 pacientes estão distribuídos nas policlínicas municipais: Tomba (3), Parque Ipê (6), Rua Nova (2), Humildes (1) e George Américo (2).

A demora para a transferência sobrecarrega o sistema de saúde municipal fazendo com que as unidades fiquem lotadas. Ainda expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado.

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema, para que o paciente tenha a assistência adequada.

  •  



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.