Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Lagoa do Parque Erivaldo Cerqueira será interditada a partir desta sexta

17 fev 2023

| 06:38h | Notícias
Lagoa do Parque Erivaldo Cerqueira será interditada a partir desta sexta

A partir desta sexta-feira (17), a Lagoa do Geladinho, no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, será interditada por conta da água estar contaminada pelo agente causador da cólera, o Vibrio cholerae. 

O resultado foi atestado hoje (16) pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen), após análise de duas amostras de água da lagoa encaminhadas no último dia 11, diante da ocorrência da morte de peixes da espécie Akari (Cascudo).

O prefeito Colbert Martins da Silva Filho determinou, de imediato, o isolamento completo da lagoa para evitar a pesca de espécies marinhas ou qualquer contato do público, evitando riscos à saúde humana. 

O gestor municipal já solicitou à Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica, além das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos uma reunião, nesta sexta-feira, para avaliar e discutir as próximas ações preventivas a serem adotadas. 

Toda a área no entorno da Lagoa do Geladinho será isolada e devidamente sinalizada. Vale salientar ainda que as cepas isoladas serão enviadas para a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para análise da patogenicidade (capacidade de produzir doença).

DOENÇA

A cólera é uma doença infecciosa intestinal aguda causada pela toxina do Vibrio cholerae. A transmissão é oral-fecal e ocorre predominantemente em ambientes aquáticos contaminados.





Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.