Audiência Pública discute o cenário atual da saúde básica em Feira de Santana
08 mai 2023
| 19:27h | NotíciasProfissionais da área da saúde participaram de uma audiência pública na manhã desta segunda-feira (08), juntamente com representantes da sociedade civil, membros de entidades que compõem o Conselho Municipal de Saúde e representantes políticos, para discutirem o caos que a saúde enfrenta em Feira.
A audiência aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores de Feira de Santana e contou com a presença do Deputado Federal Zé Neto, do presidente da Comissão de Saúde da Câmara e proponente da audiência, o vereador Silvio Dias, o vereador Luiz da Feira que também faz parte da comissão de saúde da câmara, a diretora do Hospital Geral Clériston Andrade, Cristiana França e outros representantes de entidades.
A diretora Cristiana destacou que "se a atenção básica não está sendo feita pelo município que deveria zelar pela saúde do cidadão, vai refletir na lotação do hospital Clériston Andrade", afirmou França.
Já para o vereador Luiz da Feira, "o programa do Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos programas mais ricos e importante para população que não pode pagar um plano de saúde, mas, infelizmente, a administração pública do município não opera o Sistema como deveria", disse Luiz.
“Infelizmente, a saúde pública de Feira de Santana vive um cenário de caos. Quando apenas 4% das mulheres conseguem fazer uma exame preventivo isso vai impactar em doenças graves. As mulheres precisam esperar quatro meses desde a marcação ao recebimento do resultado de um exame preventivo. Sem falar quando há necessidade de exames complementares, de consultas com especialistas. Tudo isso gera um impacto negativo na vida dessas pacientes”, reclamou Dias, autor do Requerimento nº 56/2023, que deu origem à audiência.
Para o deputado federal Zé Neto, "os agentes comunitários de endemias, os quais são a porta de entrada da saúde básica, deveriam estar sendo mais utilizados e valorizados. Tentamos, há alguns anos, fazer um processo de integração entre a saúde do Município e a saúde do Estado, nenhuma das vezes deram certo, eles não topam conversar", pontuou Neto.
Veja os Vídeo por Melke Moreno
Estiveram presentes o deputado federal Zé Neto, Luiz da Feira e Jhonatas Monteiro; Dra Cristiane França, Diretora do HGCA; Prof. João Rocha; Cristiane Gusmão, representante do Sindicato de Enfermagem, além de Maranhão Costa, representante do Fórum Popular de Saúde; a enfermeira Dart Clair; Monique Seixas, Diretora da Policlínica Regional de Saúde; Conceição Bacelar da FBACS, dentre outras autoridades da área da saúde.
Jornalista Melke Moreno