Câmara Municipal: Eremita Mota, faz discurso emocionado e agradece apoio das mulheres
22 ago 2023
| 14:59h | NotíciasTodas nós, mulheres, enfrentamos obstáculos na vida, e cada uma de nós tem uma história. A gente precisa, em meio às tempestades, criar forças e se unir”. A fala é da vereadora Lu de Ronny (MDB), em discurso na Câmara Municipal nesta terça-feira (22), declarando apoio à vereadora, Eremita Mota (PSDB), que sofreu ataques de colegas, no exercício da sua função como presidente da Casa, na última semana.
Ainda no seu discurso, a vereadora emedebista, falou sobre a suas perdas pessoais e como superou esse momento difícil. “Eu já perdi meu marido (ex-vereador Ronny, em 2017) e, logo depois, minha mãe, e diante dessas perdas, parei para refletir e cheguei à conclusão de que nós, mulheres, somos fortes e precisamos nos unir cada vez mais para lutar contra qualquer adversidade”, disse.
O vereador e corregedor na Câmara, Galeguinho (PSB), demonstrou preocupação nos fatos ocorridos na Casa, na última semana e que providências estão sendo tomadas para evitar novas ocorrências. “Em breve, haverá notificações para os vereadores envolvidos nos casos de ofensas, que aconteceram na Casa. Tudo precisa ser apurado e, as devidas punições, devem ser aplicadas para que essas coisas não continuem acontecendo”, explicou.
O vereador destacou também que vai fazer valer a sua função como Corregedor. “Aqui dentro eu preciso fazer valer o meu papel, como corregedor, e não posso prevaricar”.
Os vereadores Pastor Valdemir (PV), Jurandy Carvalho (PL), Professor Ivamberg (PT), assim como Correia Zezito (Patriota) também se solidarizaram com a vereadora Eremita Mota. O vereador representante da Rua Nova disse, inclusive, que “se alguém levantar a mão para agredir uma mulher, em qualquer lugar que eu esteja, não vou permitir isso”.
Violência política de gênero é um dos principais fatores para a baixa participação da mulher na política
A violência política de gênero é um dos principais fatores para a baixa representatividade e presença da mulher na política. Foi com esse alerta que a coordenadora do Núcleo de Apoio às Mulheres de Humildes - Eponina Mendes, Ângela Oliveira, iniciou o seu discurso ao usar a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta terça-feira (22), quando clamou pelo fim da violência contra a mulher.
Em nome do Núcleo, Ângela Oliveira declarou apoio à presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, vereadora Eremita Mota (PSDB), pelos recentes episódios de violência política de gênero sofridos pela parlamentar. “Quando uma mulher é violentada, todas as demais carregam as dores de uma sociedade misógina e antidemocrática”. Sobre os supostos agressores, ela destaca que estes “terão que suportar o fato de que a mulher não é mais objeto doméstico e ocupa locais públicos e cargos de decisão”.
Com passagem pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Ângela Oliveira, afirma que a violência política de gênero torna os ambientes inseguros para as mulheres, que além de lutar contra barreiras históricas no processo da eleição, ainda enfrentam tentativas de afastamento, silenciamento e outras dificuldades para se manter no cargo conquistado. Ainda em seu discurso, Ângela disse que as vítimas não estão sós e podem contar com redes de apoio existentes em todo o município de Feira de Santana
Grupo de mulheres organiza protesto em favor da vereadora Eremita Mota
"Hoje estamos aqui com um grupo de mulheres para fazer um ato de repúdio a violência que está sofrendo a presidente Eremita Mota, por que quando uma mulher é violentada todas as outras são, quando uma mulher chora, toda a sociedade chora junto, vamos mostrar a ela que o grupo de mulheres da sociedade civil está aqui em favor e pediremos aos senhores vereadores que revejam suas falas e suas posições", disse.
Ainda segundo Elisabete, o protesto será composto por 50 mulheres da sociedade feirense.
"Ocuparemos o púlpito, e esperamos 50 mulheres da sociedade civil, tanto da zona rural quanto da sede, que vem demonstrar apoio a presidente da Câmara, dizer a estes representantes, que todos eles tem uma mulher na vida, seja esposa, filhas, cabos eleitorais, então hoje faremos uma recomendação aos nossos vereadores em um ato pacífico e muito bem organizado", concluiu.
Assista o vídeo :
https://youtu.be/R-zK7bYsRPY
Fonte secom/conectadonews.com.br