Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Imagens ao vivo do Eclipse Solar serão transmitidas no Parque do Saber este sábado

13 out 2023

| 16:54h | Notícias
Imagens ao vivo do Eclipse Solar serão transmitidas no Parque do Saber este sábado

O Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo vai transmitir ao vivo, neste sábado (14), o último Eclipse Solar do ano - o fenômeno será visível em diversas regiões do Norte e Nordeste do Brasil. As imagens serão exibidas em alta qualidade na cúpula do planetário às 15h. A programação é gratuita e aberta para todos os públicos.
 
O Eclipse Solar ocorre quando a Lua se posiciona entre o Sol e a Terra, criando um impressionante "anel" de luz solar. A expectativa é que cerca de 70% do Sol seja ocultado pela Lua, proporcionando um espetáculo natural único.
 
O diretor de Difusão Científica do Parque do Saber, Basílio Fernandez, afirma que a programação inclui explicações científicas durante a transmissão e também um momento de visualização indireta na área externa do equipamento municipal - se as condições climáticas permitirem.

 
A observação do Eclipse Solar requer muito cuidado. Por isso, Basílio Fernandez ressalta que a observação direta do Sol ou com o uso de artefatos não especializados podem causar danos aos olhos
 
O diretor informa que muitos entusiastas e curiosos utilizam o filtro soldador nº 14 para observar o fenômeno. No entanto, o item não dá garantias de proteção total aos olhos. 
 
"Não recomendo olhar diretamente para o Sol, seja com ou sem proteção. O infravermelho e o ultravioleta podem causar lesões ao olho, mesmo que a pessoa não sinta nada. Essa lesão é cumulativa, por exemplo, se a pessoa repetir a prática pode estar provocando danos à saúde ocular sem perceber", alerta.
Os óculos escuros e de sol também não são adequados para essa finalidade.
"Existem formas seguras de acompanhar o Eclipse Solar, que são feitas indiretamente, por reflexão. Em uma caixa com furo de agulha em sua lateral, é possível ver a imagem refletida. Outra forma é a transmissão de imagens por câmera acoplada ao telescópio como iremos fazer", afirma.
A diretora-presidente interina da Fundação Egberto Costa, Cleane Oliveira, destaca que a programação é inédita e transmite imagens de alta precisão. "Será um momento de conhecimento e lazer. Os visitantes terão a oportunidade de aprender mais sobre o fenômeno e os astros".

Vale destacar que as imagens serão geradas pelo Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com a contribuição do professor doutor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Jairo Cavalcanti Amaral.



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Dep Gabriel Nunes comenta sobre Investimentos em Feira de Santana

Minha Figura
00:00
Download

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.