Glauco Wanderley: Pablo faz lançamento para mostrar que não tem chance de recuar
14 out 2023
| 07:01h | NotíciasO deputado estadual Pablo Roberto caprichou no lançamento da pré-candidatura a prefeito
Em uma quadra de uma universidade particular, o deputado estadual Pablo Roberto fez, esta semana, um evento que pretende enterrar de vez a desconfiança de que pode desistir de ser candidato a prefeito de Feira de Santana, em troca de um posto de vice, compondo com Zé Ronaldo (ou quem sabe até com Zé Neto, já que o governador Jerônimo recentemente tentou atrair os tucanos para sua base).
No esforço de mostrar que é candidato para valer, dois fatores pesaram na balança: a presença de um grande número de pessoas e o apoio da direção do próprio partido e do Cidadania, que compõe a federação liderada pelo PSDB.
Adolfo Vianna, deputado federal que preside o PSDB na Bahia, compareceu, ao lado de outros deputados, e ex-deputados, fazendo discursos entusiasmados de apoio.
Veio também o presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz. O próprio presidente nacional, Eduardo Leite, esteve presente, por meio de um vídeo gravado.
A acústica do lugar é péssima e não deu para ouvir o governador gaúcho, mas o conteúdo se deduz, claro. Muito do que foi dito pelo próprio Pablo, também se perdeu pelo mesmo motivo, já que o deputado discursa no mesmo tom de voz suave com o qual fala.
Embora as palavras sejam um ingrediente indispensável em política, o evento na FAT era uma exceção, valendo mais pela coreografia. Nisso a organização se esmerou. Pablo abriu o evento, ao invés de botar todo mundo para falar antes e ficar para o fim como atração principal, quando parte importante do público já se foi e quem ficou está disperso, bocejando, farto de discursos.
Um palco foi montado no centro da quadra, feito um ringue de boxe, de maneira que o candidato se movimentou andando pelos seus quatro cantos e até descendo para abraçar, apertar mãos e tecer comentários com pessoas chave enquanto discursava. Para completar o estilo coach, só faltou um microfone de lapela que liberasse as duas mãos do orador.
Câmeras posicionadas em diversos ângulos forneciam imagens para serem jogadas no telão acima do palco, que amplificava a presença do deputado. Inclusive a câmera de um drone barulhento que contribuía para a balbúrdia no áudio.
Houve até a precaução de não mostrar espaço vazio, pois os panos que escondiam alguns degraus de arquibancada só foram retirados pouco antes de tudo começar, quando os participantes já não cabiam nas centenas de cadeiras dispostas na área da quadra.
Dois bonecos gigantes completaram o cenário desfilando pelos corredores. Um robô e um Pablo no estilo carnaval de Olinda. Antes e durante o comício propriamente dito, o telão exibiu muitos nomes e fotos de pré-candidatos a vereador em 2024, os quais certamente foram fundamentais, trazendo famílias e seus apoiadores na comunidade, para que o evento tivesse sucesso, lotando o espaço.
JUSTIFICANDO A MUDANÇA
Pablo diz que as pesquisas apontam o desejo de mudança por parte do eleitorado e por isso é assim que se apresenta, como "candidato da mudança".
Porém, está ciente de que o discurso é contraditório, sendo do grupo que está no poder municipal e tendo sido do grupo do estado, que almeja conquistar este poder e que dispõe de uma máquina considerável que pesa na política em Feira de Santana.
A justificativa que apresenta é que não tinha poder de decisão, nem sob Ronaldo nem sob Neto, não podendo implementar a visão do seu grupo para o progresso da cidade.
Seus correligionários reagem com vivas e aplausos, mas a população que vota é infinitamente maior. É muito improvável que o eleitor em geral encare um candidato governista como candidato da mudança. Só que até a eleição, pode ser que Pablo nem seja mais aliado de Colbert.
Está tudo muito indefinido para 2024. Tanto que o próprio diretório local do PSDB ainda se coloca como obstáculo a Pablo. A ex-presidente Eremita não apareceu. Tampouco seu aliado, o presidente Fábio Lucena, que a sucedeu na convenção surpresa do início de agosto.
(Texto do jornalista Glauco Wanderley, publicado no blog conexaodenoticias.com.br)