Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Como se estrutura a Câmara de Feira de Santana, a maior do interior do Estado

09 jan 2024

| 06:20h | Notícias
Como se estrutura a Câmara de Feira de Santana, a maior do interior do Estado

Apresentar à população os detalhes de como funciona a Câmara, desde suas competências  até as funções de suas diversas gerências e divisões, chegando ao que é mais crucial: os serviços que o Poder Legislativo Municipal oferece ao cidadão e de que forma ele pode acessá-los. Este é o objetivo de uma série de matérias jornalísticas produzida pela Assessoria de Comunicação Social da Casa da Cidadania e divulgada a partir desta segunda-feira (8).

A Câmara de Feira de Santana, segunda maior cidade do Estado, com 616 mil habitantes e maior que várias capitais, é constituída de 21 vereadores. Este é o último ano da atual legislatura, que finaliza em 31 de dezembro. As eleições para o próximo quatriênio acontecem em 3 de outubro.

O Legislativo  forma com o Executivo e o Judiciário a trinca dos poderes  municipais, que de acordo com a Constituição Federal, devem atuar em harmonia, porém respeitando-se a independência e autonomia entre si. A cada biênio, a Câmara elege uma nova Mesa Diretora, com presidente e dois vices-presidentes, mais o primeiro, segundo e terceiro secretários. Atualmente, e pela primeira vez em sua história, o Legislativo Feirense tem no comando uma mulher, a vereadora Eremita Mota (PSDB).

Em Feira de Santana, a Câmara realiza três sessões legislativas ordinárias semanais, para discussão e votação das diversas matérias em tramitação – às terças, quartas e quintas, a partir das 8h30min. Há também sessões extraordinárias, quando convocadas, para discussão e votação de projetos em situações excepcionais; sessões especiais, geralmente em razão de eventos e datas específicos; audiências públicas, para debate de temas os mais diversos, de relevante interesse; e sessões solenes, em geral, voltadas para homenagens.

Primeira do Nordeste e uma das pioneiras  no país a implantar a Tribuna Livre, a Câmara feirense oferece o espaço a representantes da sociedade civil que, mediante inscrição, podem se manifestar livremente, desde que não faltem com o respeito.

Na estrutura da Câmara, são várias as comissões permanentes, responsáveis não apenas por dar parecer a propostas em tramitação, mas também para atuar em defesa do interesse público, como as que tratam de saúde, educação, cultura, transporte, defesa do consumidor e proteção à mulher.

O Legislativo é responsável pela apreciação de projetos que podem impactar  na vida das pessoas, com destaque para dois  deles, por pautar o destino da cidade.  Ambos votados anualmente, sendo que a  Lei de Diretrizes Orçamentárias, logo no início de cada exercício legislativo, estabelece as prioridades da gestão. A Lei Orçamentária, por sua vez, deve ser aprovada antes do início do recesso parlamentar de fim de ano. Complementar da LDO, ela detalha cada investimento a ser feito pela Administração Municipal, no exercício seguinte.

Em sua administração, a Câmara conta com vários organismos que garantem a sua operação, diariamente, a exemplo da Gerência Legislativa, que trata do ordenamento das matérias (projetos, requerimentos, etc) de iniciativa parlamentar. A organização interna das atividades, conta com as divisões de Recursos Humanos, Controladoria, Contabilidade, Informática, entre outras, além da Diretoria Geral.

São diversos os setores que visam, também, o atendimento à sociedade. Um deles é  a Ouvidoria, que aproxima a Câmara  do público, espaço permanente para reclamações e sugestões de toda natureza. O Arquivo do Legislativo guarda documentos dos primórdios de Feira de Santana. A   Assessoria de Comunicação Social é responsável por divulgar e dar publicidade aos atos deste Poder.

Com o objetivo de melhor atender ao público, a Câmara está realizando uma grande reforma em seu prédio anexo do Legislativo. Uma quantidade expressiva de cidadãos visitam o local diariamente, para dialogar com os vereadores. Também a  própria sede da Casa da Cidadania, um  imóvel de valor memorial para a cidade e tombado pelo IPAC, receberá melhorias, a exemplo da troca das cadeiras das galerias, onde as pessoas assistem às sessões.



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Novo edital do Conecta Bahia prevê até 1500 pontos de internet gratuita em locais públicos

Minha Figura
00:00
Download

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.