Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Férias nas Escolas com Mais Saber e Sabor oferece atividades para estudantes da rede estadual durante recesso letivo

10 jan 2024

| 19:05h | Notícias
Férias nas Escolas com Mais Saber e Sabor oferece atividades para estudantes da rede estadual durante recesso letivo

Férias nas Escolas com Mais Sabor e Saber oferece atividades diversificadas para estudantes da rede estadual durante recesso letivo
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O projeto Férias na Escola com mais Saber e Sabor e foi lançado, nesta quarta-feira (10), pelo governador Jerônimo Rodrigues e pelo vice-governador, Geraldo Júnior, no Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Noêmia Rego, no bairro de Valéria, em Salvador. A iniciativa oferece oficinas e outras atividades a 131 mil estudantes da rede estadual de ensino, em cerca de 500 escolas pela Bahia, de 10 a 31 deste mês, com a proposta de fortalecer o vínculo e a participação estudantil, a partir do potencial artístico e cultural de cada localidade. A programação acontece das 7h às 13h, período em que será oferecida, também, alimentação para todos os participantes, com duas refeições diárias. O investimento total feito pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Educação (SEC) é de mais de R$ 11,5 milhões.

“É um dia de muita alegria. Compreendemos que os professores e professoras, as coordenações pedagógicas estão em descanso justo e preciso. Neste período, trabalhamos com os oficineiros do Educa Mais Bahia, que já realizam atividades culturais, esportivas e de saúde. Nas escolas, esses estudantes estão protegidos, é um ambiente sagrado, e a direção escolar mantém isso com amor e zelo. A segurança pública também segue atenta a todos os arredores, a Polícia Militar, com a Ronda Escolar. Esperamos que mais estudantes apareçam”, afirmou Jerônimo.

Por meio do projeto, mais de quatro mil monitores voluntários do Educa Mais serão responsáveis por ministrar as oficinas. Até o momento, 245 municípios já fizeram a adesão. A estimativa é que o projeto acolha estudantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), com realização de oficinas em cinco diferentes eixos: Cultura Corporal, Arte e Cultura, Saúde e Bem-Estar, Esporte e Lazer e Recomposição de Aprendizagem.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O lançamento do projeto foi realizado simultaneamente nas seguintes unidades da rede pública de ensino: Centro Territorial de Educação Profissional do Vale do Jiquiriçá, em Amargosa; Colégio Estadual de Tempo Integral de Amélia Rodrigues; Colégio Estadual José Vicente Leal, em Araçás; Colégio Estadual de Tempo Integral de Barra do Choça; Colégio Estadual Quilombola de Tempo Integral da Bacia do Iguape, em Cachoeira; Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Camaçari; Colégio Estadual de Tempo Integral de Feira de Santana; Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, em Lauro De Freitas; Colégio Estadual Ministro Oliveira Brito, em Olindina; e no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, em Valença.

Ações transversais

A iniciativa segue a orientação metodológica do Programa Educa Mais Bahia, programa implementado pela SEC, que oferta oficinas educativas durante o ano letivo, envolvendo toda a comunidade escolar. O Educa Mais Bahia amplia a jornada nas escolas mediante oficinas de artes, esportes, música e fortalecimento das aprendizagens.

A ação será desenvolvida de forma articulada com outras secretarias estaduais, a exemplo das pastas de Cultura (Secult-BA), Justiça e Direitos Humanos (SJDH), de Desenvolvimento Social (Seades) e da Saúde (Sesab). O Férias na Escola com mais Saber e Sabor também conta com a parceria da Secretaria da Segurança Pública (SSP), que aumentará a atenção à segurança no entorno das escolas com atividades. “Essas são ações integradas do Estado que primam pela participação da comunidade e colocam a educação como um eixo para transformar a vida das pessoas”, destacou Geraldo Júnior.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Sesab apoia o projeto ofertando serviços de ginecologia, exames laboratoriais e avaliação nutricional em 25 municípios, contemplando 65 colégios estaduais. Estima-se que mais de 26 mil estudantes serão diretamente beneficiados com a iniciativa, além das comunidades escolar e familiar. Serão ainda produzidos e distribuídos, para as escolas participantes, vídeos curtos com linguagem coloquial, abordando os temas álcool e drogas na juventude e sexualidade e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

“Esse projeto é a grande escola da cidadania. O governador, muito acertadamente, sinalizou assim: vamos fazer atividades lúdicas para que eles possam se divertir durante esse período de férias, porque férias é para isso. A escola é esse campo de oportunidades”, destacou a chefe de gabinete da SEC, Rowenna Brito.

Rowenna apontou ainda que o Férias na Escola com mais Saber e Sabor garante a segurança alimentar dos estudantes no período do recesso. “Parte desses estudante fazem a principal refeição do dia na escola. E o Governo do Estado está abrindo a escola para ofertar alimentação escolar de qualidade para estudantes em toda a Bahia durante as férias”, completou.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Inauguração

Na mesma ocasião, Jerônimo inaugurou as obras de ampliação com modernização do Colégio Professora Noêmia Rego. Foram implantadas 10 salas, campo de futebol society, quadra poliesportiva coberta, quadra de areia, vestiários, reforma civil e elétrica da unidade, reforma do laboratório de ciências e do auditório e instalação de guarda corpo. O investimento foi de aproximadamente R$ 10,5 milhões.

Para Neemias Santos, 17 anos, estudante do 2º ano do Ensino Técnico em Administração, o projeto agrega ao colégio e a toda a comunidade. “Os estudantes e pessoas que querem praticar esportes, que gostam de leitura, cultura, podem vir aqui para a escola. O colégio está abraçando a comunidade. E também a honra do Governo do Estado olhar para a comunidade de Valéria, que hoje está sendo alvo de muita discriminação e preconceito por conta de ações de criminosos. Porém, esse projeto mostra que somos mais que isso”, destacou o jovem, que vai usufruir das aulas de basquete e capoeira.

Repórter: Lina Magalí/GOVBA



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.