Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

*Hospital Clériston Andrade realiza cerca mil neurocirurgias em 2023: Um salto expressivo na saúde neurológica baiana*

29 fev 2024

| 16:49h | Notícias
*Hospital Clériston Andrade realiza cerca mil neurocirurgias em 2023: Um salto expressivo na saúde neurológica baiana*



O Hospital Clériston Andrade (HGCA) tem se destacado nacionalmente por seu impressionante crescimento no número de cirurgias neurológicas, evidenciado pelo registro de quase mil neurocirurgias no ano de 2023. Sob a coordenação do neurocirurgião Márcio Brandão, o Serviço de Neurocirurgia do hospital alcançou a marca de 968 procedimentos, representando um aumento de 58% em comparação ao ano anterior.


Dentre as quase mil intervenções realizadas, 321 foram para tratar neurotraumas, 202 para tumores cerebrais, 184 para questões na coluna vertebral, 164 para hidrodinâmica, 81 para casos neurovasculares e 17 para tratamento da dor. O crescimento exponencial desses procedimentos demonstra o compromisso do HGCA em oferecer tratamentos de excelência aos pacientes de Feira de Santana e de outras regiões baianas.


Dr. Márcio Brandão ressalta: "Estamos comprometidos em resolver casos mais complexos e oferecer o melhor cuidado possível aos nossos pacientes. Em 2023, dentre as inúmeras cirurgias, uma teve um destaque nacional que foi a cirurgia para a retirada de um tumor cerebral em uma jovem feirense. O procedimento ocorreu com a paciente acordada, uma cirurgia inovadora e com um resultado totalmente positivo. Isso reflete o empenho e a dedicação de nossa equipe em buscar soluções tecnológicas para proporcionar o melhor tratamento aos nossos pacientes."


Além do aumento significativo no número de cirurgias, o HGCA expandiu seu atendimento ambulatorial, realizando 3.481 consultas neurológicas em 2023. A instituição também inovou ao organizar os Ambulatórios de Neurocirurgia por subespecialidades, como Coluna, Dor, Base de Crânio e Neuro-Oncologia, possibilitando uma abordagem mais específica e direcionada ao tratamento das diversas condições neurológicas.


Na opinião de Cristiana França, diretora-geral do HGCA, a equipe do hospital, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), busca utilizar de forma eficiente os recursos investidos. Ainda segunda ela, todo o crescimento na área de neurocirurgia é impulsionado pela tecnologia avançada à disposição da equipe médica. “Temos excelentes profissionais e equipamentos de última geração, como Microscópio com Angiografia Intraoperatória, Neuroendoscópio, Aspirador Ultrassônico, entre outros, que posicionam o HGCA na vanguarda da neurocirurgia no país”, pontuou.


*Assessoria de Comunicação do Clériston Andrade*



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

Twitter

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.