Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Riachão ganha Ponto de Inclusão Digital da Justiça Federal

25 mar 2024

| 16:40h | Notícias
Riachão ganha Ponto de Inclusão Digital da Justiça Federal



Na noite deste sábado, 23 de março, a Prefeitura de Riachão do Jacuípe em parceria com a Justiça Federal marcou a história do município com o ato solene de inauguração do Ponto de Inclusão Digital da Justiça Federal (PID). O PID começa a atender a população jacuipense e de toda a região, a partir desta segunda-feira, 25, no antigo prédio que já serviu para o funcionamento da Câmara Municipal de Vereadores e para a cadeia pública da cidade, nas décadas de 50 e 60.



A população jacuipense poderá contar com acesso facilitado aos serviços judiciais essenciais, incluindo perícias, audiências e atermações. A iniciativa tem como objetivo efetivar o direito constitucional de acesso à Justiça, reduzindo ou eliminando as despesas com deslocamento da população local e de cidades como Capela do Alto alegre, Gavião, Nova Fátima, Pé de Serra, Candeal, Ichu e demais até a sede da subseção judiciária, que fica em Feira de Santana.

O Coordenador dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef) e Desembargador do Tribunal Regional Federal (TRF1), Carlos Augusto Pires Brandão fez questão de enfatizar sobre a relevância de Riachão em ser terra do também, Desembargador Federal, Dr° Wilson Alves de Souza, bem como do equipamento em Riachão.

 “Comumente a população tem mais contato com a Justiça Federal em grandes centros urbanos, agora não, agora o povo jacuipense e de toda a região poderá ter acesso a todos estes serviços, sem falar do poder simbólico que um Posto da Justiça Federal atribui ao município que o sedia. Estipulamos que iremos alcançar mais de duzentas mil pessoas e esta conquista nós todos devemos ao prestigio da pessoa do Desembargador Wilson Alves de Souza”, garantiu Carlos Pires Brandão.

“Eu diria que esse evento é de altíssima relevância, porque este prédio vai servir, principalmente às pessoas mais vulneráveis de nossa terra. Pra mim, hoje é um momento muito feliz em minha vida, por estar aqui e saber que de alguma forma somatizei com os demais esforços pra hoje estarmos inaugurando este equipamento tão fundamental para a vida do povo jacuipense”, comemorou o Desembargador jacuipense, Dr° Wilson.

Uma das juízas responsáveis pelo PID, Camile de Lima, destacou a parceria com a Prefeitura. “A gestão municipal firma uma importante parceria com a Justiça Federal para custear o material de expediente e ceder os servidores que irão trabalhar no Posto”.

O prefeito Carlos Matos mencionou ainda a importância de seu vice, Felipe Sales na mediação para a vinda do equipamento, ao mesmo tempo que Felipe finalizou sua fala reforçando que ele e Carlos Matos não trabalham isoladamente. Sempre em parceria e companheirismo.

Felipe Sales e Carlos Matos agradeceram a força e desempenho do jacuipense e desembargador, o doutor, Wilson de Souza e também ao seu filho, e juiz da cidade de Juazeiro, Dr° Wagner Souza por somar forças nesta conquista.

Diversos magistrados que atuam como advogados na cidade compareceram ao evento, como Joaquim Lino Carneiro; o ex-juiz de Riachão, José Ferreira Filho e muitos outros advogados jacuipenses. Além deles, a procuradora municipal, Analdina Oliveira, e os advogados que irão compor o quadro do PID, vereadores, e secretários municipais, também prestigiaram a solenidade.

Ascom - Prefeitura de Riachão do Jacuípe



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Novo edital do Conecta Bahia prevê até 1500 pontos de internet gratuita em locais públicos

Minha Figura
00:00
Download

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.