Em busca de uma cidade cada vez mais acessível para pessoas com deficiência, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD) realizou sua primeira reunião ordinária nesta quarta-feira (08), na Casa dos Conselhos. A ocasião serviu para definir pautas e ações para o próximo semestre, com foco na garantia de direitos e na promoção da inclusão social.
Um dos pontos altos da reunião foi a apresentação do aplicativo Cittamob Acessibilidade, idealizado por Luiz Porto. A ferramenta, que utiliza geolocalização para auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência, foi recebida com entusiasmo pelos membros do conselho.
"O Cittamob vai além de um simples app de mobilidade", explica Luiz Porto. "Ele oferece segurança e autonomia para pessoas com deficiência, permitindo que comuniquem em tempo real os desafios que enfrentam no trajeto e recebam o apoio necessário".
Opções de lazer
A presidente do CMPCD, Rosilene Oliveira Costa, destacou a importância da criação do camarote inclusivo durante a Micareta - realizada entre os dias 18 e 21 de abril, iniciativa que, apesar do sucesso e da grande demanda, evidenciou a necessidade de um espaço maior para o próximo ano. "A alta procura pelo camarote inclusivo demonstra a carência por mais oportunidades de lazer e participação social para pessoas com deficiência", ressalta Rosilene.
O conselho definiu a próxima reunião para o dia 12 de junho, às 14h30, na Casa dos Conselhos. A ocasião será aberta ao público para apresentação de pautas e solicitações.
A comunidade pode contribuir com o trabalho do CMPCD presencialmente, na Casa dos Conselhos, situada na Rua Osvaldo Cruz, 165; ou através do telefone: (75) 3614-5843.