Governo Milei promove censura e apaga redes sociais e sites de comunicação pública
23 mai 2024
| 08:40h | NotíciasGoverno Milei promove censura e apaga redes sociais e sites de comunicação pública: FENAJ solidariza-se à resistência das e dos jornalistas argentinos!
Em mais um ataque contra a classe trabalhadora, a comunicação pública e à nossa categoria, o governo de extrema-direita de Javier Milei, na Argentina, apagou arbitrariamente as redes sociais e canais digitais da Radio Nacional e da TV Pública, as principais plataformas jornalísticas de comunicação pública do país.
A partir das comissões internas formadas pelas trabalhadoras e trabalhadores desses veículos, o Sindicato de Prensa de Buenos Aires (SiPreBa) denunciou esse flagrante ato de censura, realizando uma intervenção sem a anuência do Congresso Nacional argentino.
Em março, o governo Milei anunciou o fechamento da Agencia Nacional de Notícias e Publicidade Télam, fundada há quase 80 anos e que é o principal órgão de comunicação público da Argentina, responsável por abastecer centenas de veículos locais por meio de serviços jornalísticos em texto, áudio, vídeo e fotografias.
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) mantém sua irrestrita solidariedade às e aos jornalistas argentinos e permanecemos ao lado da Federação Argentina de Trabalhadores de Imprensa (FATPREN) em sua defesa da comunicação pública e o livre exercício do jornalismo.
Fenaj