Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Grades manifestações em aniversario de Feira de Santana , 18 de setembro.

11 set 2024

| 05:18h | Notícias
 Grades manifestações em aniversario de Feira de Santana , 18 de setembro.


O aniversário de emancipação política de Feira de Santana, a maior cidade do interior da Bahia, continua rendendo homenagens registradas na Casa Legislativa pelos parlamentares, que destacam os 191 anos da “Princesa do Sertão”, data magna comemorativa ocorrida na última segunda-feira, 18 de setembro. Grades eventos para comemorar a mais data da cidade .
Câmara vai comemorar 191 de Feira relembrando trajetória da cidade e sua história política


Com um jeito bem peculiar, a professora, poetisa e escritora Lélia Vítor Fernandes conta, em livros, aspectos da história de Feira de Santana de forma apaixonante. No próximo dia 18, às 10h, em Sessão Especial que a Câmara Municipal realizará para celebrar os 191 anos de emancipação política da cidade, ela vai fazer o que mais gosta: falar sobre a trajetória da cidade. Ela foi convidada pelo Legislativo para palestra sobre o tema “Feira de Santana, sua história e seu povo”.

“Vou fazer uma ponte entre as ‘independências’, as mulheres heroínas e suas histórias, algumas reticentes, passando pelos aspectos políticos dos fatos ao longo desses quase dois séculos”, antecipa Lélia Fernandes, a professora de Inglês que se especializou em escrever biografias. Profissionais das mais variadas áreas de atuação estão imortalizadas em seus 37 livros publicados, desde médicos, odontólogos a figuras populares anônimas das ruas de Feira de Santana. São essas pessoas que contam, de fato, a história da cidade, acredita.


FEIRA 191 ANOS: Igreja Senhor dos Passos, prova de fé de uma comunidade devota

A Igreja Senhor dos Passos registra uma história de luta e devoção de quase seis décadas

Localizada no centro de Feira de Santana e com uma arquitetura de estilo neogótico, a Igreja Senhor dos Passos representa mais do que um templo católico onde fiéis fazem suas orações e buscam proteção; ela é um símbolo de fé que une a comunidade desde sua construção. A história da igreja remonta a 1852, quando o coronel Felipe Ferreira Cerqueira, de uma tradicional família feirense e devoto do Senhor dos Passos, construiu uma capela na atual Avenida Senhor dos Passos, financiada com recursos próprios. Ao lado da capela, havia um cemitério.

Com o crescimento da cidade, em 1864, o prédio da primeira Prefeitura ocupou o lugar da capela original. A capela que a sucedeu, nas imediações, entrou em processo de desmoronamento, gerando aflição e tristeza aos fiéis. Em 1917, uma comissão liderada por José Alves Boaventura tomou a iniciativa de construir um novo templo.

O engenheiro Manoel Accioli Silva foi responsável pelo projeto arquitetônico. Entretanto, para dar início à construção, era necessária a autorização do Arcebispo da Bahia e Primaz do Brasil, Dom Jerônimo Tomé da Silva, que a concedeu após uma audiência com o coronel Felipe Ferreira. A pedra fundamental foi colocada em 21 de outubro de 1921, em uma cerimônia festiva, e as obras começaram logo após uma missa campal.





Publicidade

Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.