FEIRA 191 ANOS: Guarda Municipal - Uma instituição secular com dinâmica atual
17 set 2024
| 13:42h | NotíciasEsta reportagem faz parte da série de matérias especiais elaboradas pela Secom alusiva ao aniversário da cidade
Com o valioso histórico de se constituir em uma das três mais antigas do país, a Guarda Municipal de Feira de Santana (GMFS), também está classificada entre as mais bem estruturadas, o que lhe garante o respeito e a admiração da comunidade. Sob o comando do jovem advogado e professor de história, Marcos Vinicius Oliveira Dantas, a instituição solidifica a cada dia sua presença na comunidade através da interação e da prestação de serviços.
A liderança do Comandante Dantas, que assumiu o cargo no dia 17 do mês de agosto, já com muito conteúdo reunido no período anterior, quando foi sub Comandante, estimula o trabalho dos 131 agentes, dos quais 35% do sexo feminino. A ação preventiva norteia o trabalho ostensivo, já que a Guarda fardada, atua com armamento adequado e viaturas padronizadas. O primeiro passo é sempre a mediação para solucionar um impasse e só após a busca de uma resposta conciliatória sem êxito, o que é raro, uma medida mais seria é aplicada.
Isso não quer dizer que o trabalho dos guardas municipais seja fácil, pelo contrário, como explica o comandante Marcos Vinicius. Além dos plantões e da cobertura de eventos diversos há a Ronda Escolar, que abrange todas as unidades da rede escolar do município, na sede e oito distritos. Postos de saúde, secretarias, diretorias e outros órgãos da administração municipal também estão sob a responsabilidade da GM, assim como atenção e apoio a outras instituições, para evitar o trabalho infantil no município.
Os períodos festivos, de acordo com o calendário oficial do Município - como São João, Micareta e Natal -, além de eventos religiosos, esportivos e outros de grande público, contam com a presença da GM. “Recentemente, na realização da Exposição Agropecuária de Feira (Expofeira), estivemos lá, no Parque João Martins da Silva, desde a véspera, dia 31 de agosto até o encerramento dia 1 de setembro, e continuamos até a conclusão de todos os trabalhos com a retirada dos materiais”, relata Marcos Vinicius, ressaltando que apesar da intensa movimentação de publico no Parque “mais uma vez concluímos os trabalhos de forma vitoriosa, sem qualquer problema”.
O trabalho da Guarda Municipal no Parque João Martins da Silva foi alvo de elogios do secretario de Agricultura Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Alexandre Monteiro: "Tivemos a presença de cerca de 250 mil pessoas no Parque. Só no feriado de 7 de Setembro, foram 100 mil pessoas e durante toda o período da Exposição não foi registrado um só incidente. Devemos muito aos agentes da GMFS”, assegura.
A presença da Guarda Municipal na comunidade é sentida através de várias outras formas de ação, inclusive educativas, via palestras, e no importante trabalho de manter a rua limpa, localizando pontos onde pessoas de forma deseducada tentar amontoar lixo, o que se constitui perigo para a saúde pública. Nessa e em outras tantas ações em defesa da comunidade a GM associa-se a outros organismos municipais.
Bem equipada contando com 16 modernas viaturas, o que possibilita um rápido deslocamento na área do município, central de comunicação e monitoramento de câmeras, a GM mantem seus integrantes em constante preparação, tanto teórica como prática. A GM também conta com drones e operadores preparados, possibilitando uma ação mais ampla em determinados momentos. Para portar uma arma há o preparo indispensável. O guarda é submetido a constante treinamento de tiro no stand, localizado na região do Campo do Gado.
Recentemente houve a integração de mais 50 guardas, após o período de formação. De acordo com o regimento não há limite de idade para ingressar nessa força de segurança, observando-se, entretanto, a altura mínima e 1.55m para mulheres e 1.65 para homens. Todavia, o que talvez seja mais marcante na centenária Guarda Municipal de Feira de Santana, criada pelo Intendente José Feire de Lima, mediante decreto de 25 de março de 1893, portanto há 131 anos, é o nível intelectual dos seus integrantes, quase todos providos de diploma do terceiro grau, inclusive mestrados.
Esta reportagem faz parte da série de matérias especiais elaboradas pela Secretaria de Comunicação Social, destacando personalidades feirenses, monumentos, órgãos e empresas que fazem parte da história do município. A iniciativa comemora o aniversário de 191 anos de emancipação político-administrativa de Feira de Santana, celebrado em 18 de setembro.
Por: Zadir Marques Porto