Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Acidentes Domésticos: Como Proteger Crianças da Ingestão de Substâncias Perigosas*

20 set 2024

| 07:10h | Notícias
Acidentes Domésticos: Como Proteger Crianças da Ingestão de Substâncias Perigosas*



Acidentes domésticos envolvendo crianças continuam a ser uma preocupação alarmante, especialmente quando se trata da ingestão acidental de substâncias perigosas ou objetos pequenos. "Segundos de descuido podem custar a vida de uma criança", alerta o médico endoscopista intervencionista, Dr. Victor Galvão, especialista em endoscopia pediátrica. A prevenção é a chave, e os pais devem estar sempre atentos para garantir a segurança dos pequenos.


Essa questão é relevante, já que muitos dos produtos causadores de acidentes estão ao alcance das crianças. Com embalagens muitas vezes atrativas, produtos de limpeza, desentupidores e outros itens tóxicos podem ser facilmente manuseados por crianças curiosas, levando a acidentes que podem causar desde queimaduras internas até risco de morte.

Segundo Dr. Victor Galvão, a maioria dos acidentes ocorre quando as substâncias cáusticas, como alvejantes ou detergentes, estão mal armazenadas. “É necessário um cuidado redobrado com essas substâncias. Não se trata apenas de tóxicos líquidos, mas de outros itens do dia a dia, como ímãs ou baterias de lítio, que são extremamente perigosos quando ingeridos”, afirma o médico.

Além das substâncias cáusticas, os corpos estranhos, como moedas, baterias e brinquedos pequenos, também representam uma ameaça séria. "Crianças menores de três anos estão especialmente vulneráveis, pois ainda não têm discernimento para identificar o perigo de objetos pequenos", ressalta o médico.

*Consequências e Como Agir*

A ingestão acidental pode causar uma série de problemas, como perfurações no esôfago, asfixia e envenenamento. O especialista destaca que, ao notar sinais como salivação excessiva, dificuldade respiratória, dor ao engolir ou vômito com sangue, os pais devem procurar atendimento médico imediato. “Cada minuto é precioso. É fundamental não adotar medidas caseiras, como provocar o vômito, pois isso pode piorar a situação, especialmente no caso de substâncias cáusticas.”

A endoscopia é o procedimento mais indicado para tratar casos de ingestão de substâncias perigosas ou objetos que ficam presos no esôfago. “Com o uso de um tubo flexível com câmera, conseguimos localizar o objeto e removê-lo de forma segura, minimizando os danos ao sistema digestivo da criança”, explica.

*FONTE: Viver Mais Comunicação*



Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Novo edital do Conecta Bahia prevê até 1500 pontos de internet gratuita em locais públicos

Minha Figura
00:00
Download

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.