Escolas Municipais iniciam projeto de plantio em comemoração ao Dia da Árvore
21 set 2024
| 07:09h | NotíciasEm comemoração ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, a Escola Municipal Regina Vital, no bairro Campo Limpo, deu início a uma importante ação de plantio de mudas de Pau-Brasil nesta sexta-feira (20). A iniciativa faz parte de um projeto conjunto entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) e Secretaria da Juventude. O objetivo do projeto é promover a conscientização ecológica e sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental.
Ananci Bispo Paim, secretária de educação de Feira de Santana, ressaltou a relevância do projeto. "Essa ação conjunta é uma oportunidade para que nossas escolas, com áreas verdes, possam cultivar o pau-brasil com a participação ativa de estudantes, professores e gestores. O plantio é fundamental para promover um ambiente mais saudável e estimular a conscientização ecológica desde a infância. O pau-brasil, além de ser um símbolo da história do Brasil, reflete nossa necessidade de preservação ambiental", afirmou a secretária.
Durante a semana, 30 mudas de Pau-Brasil foram plantadas em dez escolas da rede municipal. O projeto não só busca amenizar os efeitos das altas temperaturas, mas também incentivar os alunos a cuidar do meio ambiente, ensinando-os sobre a importância de hidratar e proteger as plantas.
Suelen Moreira, secretária da Juventude, enfatizou a participação dos estudantes no processo. “Estamos muito felizes em executar este projeto em várias escolas. Diante das temperaturas elevadas, é importante envolver as crianças no cultivo e na importância da hidratação das plantas para que elas cresçam e ofereçam sombra, possibilitando momentos de interação e lazer. Durante o plantio, explicamos aos alunos o cuidado necessário com as mudas, para que compreendam o ciclo natural e os benefícios que as árvores trazem", explicou Suelen.
As ações visam, além do plantio, educar as crianças sobre o papel das árvores na purificação do ar e no combate à poluição. Segundo Thatiana Pamponet, diretora do Departamento de Planejamento e Educação Ambiental da Semmam, o objetivo é transformar a percepção das crianças sobre a preservação do planeta. "Estamos plantando três mudas em cada uma das 104 escolas. No total, serão 312 mudas plantadas. As crianças estão aprendendo a cuidar da natureza e a entender o impacto das árvores no equilíbrio ambiental", afirmou Pamponet.
Denilton Brito, secretário de Serviços Públicos, também destacou a importância da arborização para a qualidade de vida nas escolas e na cidade. "Estamos intensificando o plantio de árvores não só por causa do Dia da Árvore, mas porque sabemos da importância de criar ambientes mais frescos e agradáveis para nossas crianças. As árvores não só embelezam os espaços, mas também contribuem para um ambiente mais saudável".
O projeto de plantio de árvores seguirá em todas as escolas municipais de Feira de Santana ao longo do ano, reforçando o compromisso com a educação ambiental e o cuidado com o meio ambiente.