Prefeitura e CONAFER iniciam inseminação para melhoramento genético de rebanhos no dia 8
02 out 2024
| 04:33h | NotíciasIniciativa visa aumentar a produtividade e renda de pequenos e médios produtores com foco em caprinos, bovinos e ovinos
A partir do dia 8 de outubro, a Prefeitura Municipal de Feira de Santana em parceria com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais (CONAFER), inicia um programa de inseminação em caprinos, bovinos e ovinos nas áreas rurais do município. O objetivo é promover o melhoramento genético dos rebanhos, aumentando a produtividade e a renda de pequenos e médios produtores rurais da região.
A iniciativa tem sido recebida com entusiasmo pelos produtores locais. Anacleto Cabral, 54 anos, que trabalha no distrito de Humildes, expressou sua satisfação com o programa. "Esse programa é uma maravilha e veio para ficar. Hoje eu posso dizer que aguardei tanto por este momento porque só tem a nos beneficiar. Além de melhorar o meu rebanho para definir uma raça, vou melhorar a produção de leite e corte de carne", relatou Anacleto.
Pedro Cerqueira, 67 anos, pecuarista do distrito de Tiquaruçu, destacou a importância do programa para o fortalecimento do rebanho, especialmente em tempos de seca. "Chegou em boa hora este programa para melhorar nosso rebanho e deixar mais forte e preparado principalmente para a seca. Eu tiro o sustento de minha família através do plantio e deste rebanho, tirando leite ou até a própria carne", afirmou Pedro.
Outro beneficiado, Antônio de Jesus, 57 anos, vaqueiro também de Tiquaruçu, reforçou a confiança de que a iniciativa trará melhorias significativas para os pequenos produtores. "Estou confiante que para nós, as coisas vão melhorar tanto na produção quanto na raça. Nós, que somos pequenos produtores e com poucas condições de realizar este procedimento, temos que agradecer à prefeitura que tem olhado por nós", declarou Antônio.
Requisitos para participação
Para participar do programa, os produtores devem atender a alguns requisitos. O rebanho precisa estar vacinado contra aftosa e brucelose, os animais devem estar vermifugados, em atividade pecuária e a propriedade deve ter um curral em condições de uso, além de pasto suficiente para suprir as necessidades nutricionais dos animais, principalmente durante períodos de seca.
Como se cadastrar
O cadastramento para o programa pode ser feito na Secretaria Municipal de Agricultura (SEAGRI), localizada na Rua Estados Unidos, 145, bairro Kalilândia. Para mais informações, os interessados podem ligar para (75) 3617-0731 ou enviar mensagem pelo WhatsApp (75) 99919-6153.