Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Concurso público da Prefeitura de Feira acontece com tranquilidade neste domingo

20 out 2024

| 19:11h | Notícias
Concurso público da Prefeitura de Feira acontece com tranquilidade neste domingo

As provas para o concurso público da Prefeitura de Feira de Santana estão ocorrendo com tranquilidade na manhã deste domingo (20). Devido a grande quantidade de inscritos, que ultrapassou o total de 52 mil, as provas estão sendo realizados nos dois turnos. Durante a manhã, os portões foram abertos às 8h para os candidatos a cargos de nível superior; o fechamento se deu às 8h45 e as provas foram iniciadas às 9h.

No Instituto Educacional Gastão Guimarães, o maior local de provas em Feira de Santana, as filas foram formadas logo cedo. No entanto a fluxo foi tranquilo após a abertura dos portões. Até o último instante algumas pessoas ainda chegavam.

Pontualmente às 8h45 o portão se fechou, para lamento de alguns poucos retardatários. Uma candidata veio de Simões Filho e chegou atrasada por dois minutos, após ter errado o endereço do colégio inicialmente.  

Durante a manhã, os portões foram abertos às 8h para os candidatos a cargos de nível superior

Pontualmente às 8h45 o portão se fechou, para lamento de alguns poucos retardatários. Uma candidata veio de Simões Filho e chegou atrasada por dois minutos, após ter errado o endereço do colégio inicialmente.  

Para quem chegou a tempo, a expectativa é grande. Givanildo Rosario está disputando uma vaga para engenheiro da segurança do trabalho. Ele está confiante e revela que vem se preparando há muito tempo para esse concurso. "Agora é ter tranquilidade e seja o que Deus quiser". 

Os candidatos de níveis médio e técnico farão as provas à tarde, com abertura dos portões às 14h, fechamento às 14h45 e início às 15h. 

A duração das provas será de 4 horas para os cargos de Administrador, Analista Jurídico, Auditor Fiscal, Coordenador Administrativo, Economista, Jornalista, Pedagogo, Professor (todas as áreas) e Repórter Fotográfico; e de 3 horas para os demais cargos.

Além disso, o candidato só poderá se retirar da sala após duas horas do início da prova, entregando a folha de respostas ao fiscal. É proibido levar celulares e outros aparelhos eletrônicos, e é responsabilidade do candidato conhecer todas as regras da prova.



Concurso público: Organização é destacada na aplicação de provas no turno vespertino


As provas para nível médio do concurso público da Prefeitura de Feira de Santana foram aplicadas com tranquilidade na tarde deste domingo (20). Os portões abriram às 14h e fecharam às 14h45, com início das provas às 15h. A organização do concurso foi elogiada pelos candidatos, que destacaram a tranquilidade do ambiente. Nos locais de prova, fiscais orientavam os candidatos até as suas respectivas salas.  

Antes da abertura dos portões, uma longa fila se formou em frente ao Instituto Educacional Gastão Guimarães, um dos principais locais de prova. Entre eles estava Tania Venas, que se preparava para a prova de intérprete de Libras. “Fiz o meu melhor nos preparativos. A expectativa agora é a melhor possível”, declarou, visivelmente confiante.

Micheli Souza Silva, concorrendo à vaga de técnico em agropecuária, aproveitou os últimos minutos para revisar alguns pontos-chave. Com experiência em outros concursos, ela revelou sua expectativa. “Sinto que não estou totalmente preparada, mas estou aqui para dar o meu melhor”, pontuou.

Maycon de Jesus Santos, que se candidatou ao cargo de orientador social, havia feito pela manhã a prova para professor de história. Ele se sentiu preparado, mas a redação o surpreendeu. “Achei a prova da manhã fácil, mas o tema da redação não era o que eu esperava”, comentou, enquanto lia um livro para acalmar os nervos antes da prova da tarde.

Por outro lado, Ricardo dos Santos, morador da Matinha, enfrentou um contratempo ao chegar atrasado em dois minutos. A espera por um motoboy por aplicativo o impediu de entrar a tempo. Ele estaria concorrendo a uma vaga na vigilância sanitária e lamentou o atraso. “Infelizmente, não consegui chegar a tempo, mas espero que a próxima oportunidade seja melhor”.

Comprometimento

No Colégio Estadual Carolina Maria de Jesus, um dos locais mais concorridos para a aplicação das provas, uma cena inusitada chamou a atenção. Um casal estava presente com sua filha de um ano e cinco meses; a mãe, candidata a uma vaga na Guarda Municipal, deixou a pequena sob os cuidados do pai enquanto se preparava para enfrentar a prova.

O secretário municipal de Administração, José Marcondes Carvalho, percorreu diversos locais de prova nos dois turnos. "Hoje foi um dia importante para a nossa cidade, com a realização das provas do concurso público da Prefeitura de Feira de Santana. Estamos comprometidos em garantir um processo seletivo transparente e justo. A organização das provas tem sido um grande esforço de nossa equipe, e fico feliz em notar que tudo está transcorrendo com tranquilidade", salientou. 



Inclusão e exemplos de superação entre os candidatos no concurso público da Prefeitura



Candidatos com deficiência e mobilidade reduzida superaram desafios e demonstraram sua determinação

A inclusão foi um dos aspectos marcantes do dia de provas do concurso público da Prefeitura de Feira de Santana neste domingo (20). Candidatos com deficiência e mobilidade reduzida superaram desafios e demonstraram sua determinação em conquistar uma vaga no serviço público.

O Colégio Estadual Polivalente, com sua infraestrutura adaptada, foi o local escolhido para aplicação de provas a esse público. Durante a manhã, os candidatos de nível superior colocaram seus conhecimentos à prova. À tarde, foi a vez dos concorrentes de nível médio e técnico. Foram mais de 52 mil candidatos inscritos, disputando 567 vagas. 

Os depoimentos dos participantes revelaram a determinação e a superação presentes em cada um deles. Yan, deficiente visual, destacou a importância do apoio do ledor e a organização da prova. "A prova foi bem elaborada e pude responder a todas as questões dentro do tempo previsto", afirmou.

Caio Costa Nunes, cadeirante, concorrendo ao cargo de assistente administrativo, também expressou sua satisfação com a prova. "Me preparei bastante e os temas cobrados estavam dentro do que eu havia estudado. Acredito ter feito uma boa prova", disse.

A distância não foi obstáculo para Heloísa Moura de Jesus, que veio de Ouriçangas para realizar a prova. "Apesar de não ter me preparado muito, decidi participar por experiência. Acredito que essa seja uma oportunidade importante para a minha carreira", afirmou. Juntamente com ela vieram pelo menos mais sete candidatos, que percorreram 70km na mesma van.  

A mãe de Erisvaldo Carvalho dos Santos, deficiente visual, acompanhou o filho durante a prova. "Meu filho achou a prova um pouco confusa em alguns pontos, mas a vontade de conseguir a vaga o motivou a persistir", contou Niuzete Carvalho.





Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcasts

Novo edital do Conecta Bahia prevê até 1500 pontos de internet gratuita em locais públicos

Minha Figura
00:00
Download

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

© 2009 - 2024. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.