Nesta 25ª edição do evento, nove cooperativas baianas participam, com o objetivo de firmar novos contratos e expandir o alcance dos produtos no mercado europeu. O diretor da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Ícaro Rennê, destaca a importância da participação da Bahia. “Com o apoio da CAR, estamos mostrando a diversidade e qualidade dos produtos da agricultura familiar da Bahia, oferecendo ao público francês e internacional um gostinho da nossa terra”.
A força das cooperativas baianas atraiu a atenção de especialistas e consumidores de diversos países, destacando a importância do cultivo e processamento sustentável do cacau e de outros produtos.
Para Josivaldo Dias, diretor comercial da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidaria da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba), que representa os produtos com a marca Bahia Cacau, o evento é uma vitrine única para a agricultura familiar. “Estar nesse evento extraordinário é uma oportunidade para apresentar nossos produtos ao mercado internacional e compartilhar o sabor da agricultura familiar. Nosso cacau traz valor agregado e impulsiona o desenvolvimento econômico e a inclusão social em nossas comunidades”.
Rogério Assunção, da Natucoa, marca da Cooperativa de Serviços Sustentáveis da Bahia (Coopessba), também expressa a gratidão pelo suporte estadual. “A participação no Salon du Chocolat, mais uma vez, está sendo um sucesso. A Natucoa agradece pelo apoio da CAR, que nos possibilita estar aqui e conquistar novos espaços”.
A presença da agricultura familiar baiana em eventos como o Salon du Chocolat reforça o compromisso do Estado com o fortalecimento do setor. Os investimentos direcionados à agricultura familiar têm viabilizado não apenas a expansão de mercado, mas também consolidação da Bahia como uma das referências mundiais no cultivo de cacau e na produção de alimentos de alta qualidade e sabor inigualável.
Fonte: Ascom/CAR