Casa de Apoio do Hospital da Mulher completa três anos de acolhimento além da cura
08 mar 2025
| 05:53h | NotíciasA Casa de Apoio do Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, em Salvador, completa, neste sábado (8), três anos de inauguração. Localizada em frente ao mar da Boa Viagem e do Forte Monte Serrat, a Casa acolhe pacientes do interior da Bahia que vêm à capital para tratamento oncológico.
Com estrutura ampla, a Casa oferece dormitórios, refeitório, banheiros adaptados, cozinha experimental, salão de atividades e área de convivência. A equipe multiprofissional realiza cuidados integrais e terapias integrativas complementares, como oficinas artísticas, educativas e iniciativas com foco no bem-estar das pacientes. Entre as atividades que fazem parte da programação, estão visitas à praia, eventos religiosos, sessões diárias do ‘Cinema em Casa’ e o projeto ‘Horta Afetiva’, que envolve as pacientes no cultivo de alimentos orgânicos.
Ana de Jesus dos Santos, de 42 anos, é uma das pacientes acolhidas na Casa da Mulher. Vinda de Jequié, a mais de 300 km de Salvador, ela conta que, se a casa não existisse, seria difícil dar continuidade ao tratamento de câncer. “Aqui tem tudo que uma paciente oncológica precisa. Desde a chegada, até a nossa saída. Temos até o dia da beleza! É um serviço completo. Não tem como eu falar da minha história sem falar da Casa da Mulher”, compartilhou. Para os próximos anos, Ana deseja que a Casa continue mudando a vida de outras pacientes: “espero que continue esse serviço, porque as pessoas que estão aqui foram escolhidas a dedo para essa missão”, assegurou.
Desde a inauguração, em 2022, a Casa de Apoio já realizou mais de 68.342 atendimentos multidisciplinares, beneficiando mais de seis mil pessoas entre pacientes e acompanhantes.
A coordenadora da Casa, Bárbara Aguiar, celebra o trabalho desenvolvido nesses três anos. “A gente viu desde os primeiros passos da Casa; o quanto evoluímos e o quanto impactou a vida das pessoas que chegaram aqui, como é o caso de Ana. Com o empenho da equipe completa, a gente consegue cuidar de uma forma multidimensional, biopsicossocial e espiritual. Estamos em constante amadurecimento para proporcionar, cada vez mais, o melhor tratamento”, concluiu.
Fonte: Ascom/Hospital da Mulher