Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Prefeitura desmantela carvoaria clandestina na região do Pau Seco

14 mar 2025

| 05:28h | Notícias
Prefeitura desmantela carvoaria clandestina na região do Pau Seco

A operação teve início após uma denúncia anônima informando sobre a atividade ilegal

Na manhã desta quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em uma ação conjunta com a Guarda Municipal e a Superintendência de Operações e Manutenção (Soma), desmantelou uma carvoaria clandestina localizada na região do Pau Seco, em Feira de Santana. A operação teve início após uma denúncia anônima informando sobre a atividade ilegal no local.


Durante a fiscalização, foi constatado que três fornos estavam em funcionamento, produzindo carvão de forma irregular. Além disso, a equipe encontrou aproximadamente 50 metros cúbicos de lenha nativa, que, segundo apuração, provinha de desmatamento ilegal. O proprietário da carvoaria não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF), necessário para o manejo de madeira, nem a autorização dos órgãos competentes para executar a atividade.

A ação de fiscalização resultou na imediata desativação dos fornos, apreensão de todo o carvão já produzido e a apreensão de um caminhão baú carregado com a lenha ilegal. Os responsáveis pela atividade foram conduzidos à delegacia, onde serão autuados pelos crimes ambientais cometidos.



A secretária de Meio Ambiente, Jaciara Costa, ressaltou a importância da força-tarefa realizada pela Prefeitura de Feira de Santana para coibir atividades clandestinas e proteger o meio ambiente. "Essa ação é um exemplo claro de como a gestão municipal está comprometida com o combate ao desmatamento ilegal e à exploração predatória dos recursos naturais", afirmou a secretária.

A fiscalização ambiental é uma prioridade para a gestão de Feira de Santana, que tem intensificado suas ações para proteger os recursos naturais e garantir que o desenvolvimento da cidade ocorra de forma sustentável e dentro da legalidade. "Continuaremos com as fiscalizações em diversas áreas do município, a fim de coibir crimes ambientais e proteger o patrimônio natural da região", completou Jaciara.





Revista

REVISTA QUEMBAHIA.COM

Arquivo de Matérias



Publicidade


Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/quembahia/www/_coluna_direita.php on line 234

Podcasts

Queridos feirenses, neste Natal, desejo a todos Boas Festas e um próspero Ano Novo! Da vereadora Eremita Mota

Minha Figura
00:00
Download

RadiosNet

Minha Figura
00:00
Download
Ver todos os Podcasts

Fotos

© 2009 - 2025. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.