AAPC realiza exposição beneficente no MAC para arrecadação de recursos
12 jul 2025
| 03:42h | NotíciasToda a renda obtida com a venda das obras será destinada à compra do terreno da futura sede da instituição
A Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC) de Feira de Santana realiza, até 18 de julho, a exposição beneficente “Das Entranhas para as Telas”, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC). Toda a renda obtida com a venda das obras será destinada à compra do terreno da futura sede da instituição.
A mostra reúne 56 pinturas produzidas por pacientes atendidos pela AAPC, que fazem parte das oficinas promovidas pela entidade. Algumas peças também foram doadas pela professora e voluntária Anúbis Cedraz, que acompanha de perto os talentos descobertos ao longo do tratamento oncológico.
Segundo a coordenadora da AAPC, Edney Gomes, o incentivo à arte surgiu como uma forma de acolhimento e bem-estar para os pacientes que estavam ociosos devido ao tratamento e à distância dos familiares.
“No início, eram apenas rabiscos. Com o tempo foram aprimorando e percebemos a beleza e a sensibilidade nos traços. As pinturas ganharam forma e quando paramos para observar, surgiu a ideia da exposição”, relata.
A AAPC é mantida, de forma exclusiva, por doações. Hoje, a associação tem o apoio de 25 voluntários, entre profissionais de saúde e equipe administrativa. A instituição oferece acolhimento a pacientes de diversas cidades da região metropolitana de Feira de Santana, pois na Bahia somente três cidades oferecem tratamento oncológico, o que favorece a alta demanda.
“Atualmente, atendemos cerca de 60 pessoas por semana na casa de apoio, além de distribuir entre 700 e 800 cestas básicas por mês. Também realizamos doações de próteses mamárias, perucas, materiais de curativo e emprestamos cadeiras de rodas e muletas”, explica a gestora.
A coordenadora do MAC, Georgia Pitombo, considera uma honra ser o primeiro lugar a receber a exposição. “O MAC é um espaço de arte, mas além disso, é um lugar de troca e afeto Essa mostra solidária remonta a uma das faces mais bonitas que a arte proporciona que é o poder de transformar as vidas que ela toca”, enfatizou Pitombo.
A exposição tem a curadoria da escritora Lélia Vitor Fernandes. A visitação é gratuita e aberta ao público de terça a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h. O MAC está localizado na Rua Professor Geminiano Costa, nº 255, Centro.