publicidade
Blog Quem Bahia

Por João Mascarenhas

Notícias

Delegacias especializadas atendem foliões nos circuitos do Carnaval

03 mar 2019

| 09:14h | Notícias
Delegacias especializadas atendem foliões nos circuitos do Carnaval

Até o final do Carnaval, baianos e turistas contam com postos avançados de unidades especializadas da Polícia Civil da Bahia, em diferentes pontos da folia. O intuito é facilitar o registro e o acompanhamento de ocorrências envolvendo mulheres, adolescentes e vítimas de crimes de racismo e intolerância.
 
Casos bastante comuns no cotidiano da Bahia, sobretudo de Salvador, o racismo e a intolerância religiosa estão sendo foco de um projeto-piloto este ano: o Posto de Atendimento a Vítimas de Crimes de Racismo e Outros Delitos de Intolerância (Pavri), instalado pela primeira vez no Carnaval de Salvador. A unidade foi montada no Largo Dois de Julho e é resultado de parceria entre a Polícia Civil e a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi). 
 
A delegada-plantonista do Pavri, Jussara Souza ressalta que o Pavri tem um papel muito importante de prevenção e repressão a esses tipos de crime. “Nosso papel principal é prestar um atendimento especializado e qualificado para essas vítimas que já são vulnerabilizadas pela sociedade. Estudos estão sendo feitos com o apoio da Sepromi, e o Pavri deve virar uma delegacia especializada permanente”, explicou a delegada.
 
De acordo com a titular da Sepromi, Fabya Reis, "é preciso parabenizar a Polícia Civil que traz esse posto avançado, uma demanda do movimento negro, por conta, justamente, do racismo estrutural. Isso mostra o fortalecimento do governo estadual, pois além do Centro de Referência Nelson Mandela, que acolhe casos e presta assistência psicológica e jurídica a vítimas de racismo e intolerância, dispõe do Pavri. Esses são instrumentos que ajudam a coibir, na Bahia, as práticas racistas e intolerantes", destacou.
 
Violência contra a Mulher
 
Mulheres que sofrerem agressões, dentro e fora da festa, poderão ir ao Largo Dois de Julho; na Rua Airosa Galvão, na Barra; ou na Avenida Adhemar de Barros. Casos que necessitem de maior atenção serão encaminhados para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Brotas, que funcionará 24 horas por dia.
 
A professora Iracema Gonzaga mora em Buerarema e veio curtir a folia em Salvador. Hospedada bem próximo ao posto da Deam, no Dois de Julho, ela reconhece a importância dessas unidades distribuídas pelos circuitos da festa. "Ontem uma moça foi agredida aqui perto, pelo companheiro, e uma das pessoas presentes correu para o posto da Deam e chamou os policiais, que prenderam o rapaz em flagrante. Se não houvesse esse posto, ele não teria sido pego".
 
Crianças e adolescentes
 
Episódios com crianças e adolescentes poderão ser acompanhados por policiais lotados em postos avançados da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), no Passeio Público, na Praça da Piedade e, ainda, no Circuito Dodô, na Avenida Adhemar de Barros e no Shopping Barra. 
 
Outra especializada que lida com esse público, a Delegacia Especializada de Repressão a Crime Contra Criança e Adolescente (Derca) conta com uma equipe no Plantão Integrado de Segurança. Montada na sede da Superintendência de Proteção ao Consumidor (Procon-BA), na Rua Carlos Gomes, a ação reúne diversos órgãos em prol da garantia e fomento dos direitos humanos.
 
A coordenadora das Delegacias Especializadas da Polícia Civil, Claudenice Maio, alerta que "casos envolvendo menores, que não ocorrerem violência sexual, podem ser registrados em qualquer posto, relacionando a criança ou o adolescente como vítima".
 
Mais ações
 
Além dessas frentes, a Polícia Civil segue com forte atuação em diferentes pontos da capital e de todo o estado. Todas as unidades da corporação montaram um esquema especial de plantão e inúmeros policiais circulam, à paisana, infiltrados nos circuitos, a fim de combater o crime organizado.
 
O registro de furtos, perdas ou extravios de documentos e objetos no Carnaval pode ser realizado pela Delegacia Digital. O procedimento é simples, podendo ser feito de qualquer computador ou dispositivo com internet, através do site www.delegaciadigital.ssp.ba.gov.br.
 
 
Repórter: Renata Preza

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Quem bahia. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Arquivo de Matérias



Publicidade

Podcast

Presidente do Consórcio do Nordeste Rui Costa se reúne com embaixadores da Itália e da Espanha

Minha Figura
00:00
Download

Fotos

Twitter

© 2009 - 2019. QuemBahia.com - Todos os direitos reservados.     Painel administrativo.